Anorexia Nervosa

A Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela perda excessiva de peso por restrições alimentares autoimpostas, associadas a um medo intenso de engordar. Indivíduos com AN tem uma ideia distorcida da sua imagem corporal, considerando-se acima do peso mesmo com o peso abaixo do normal.

anorexia-nervosa

A família deve estar muito atenta se o indivíduo apresenta os sintomas, pois raramente uma pessoa anoréxica enxerga que necessita de ajuda.

Critérios de diagnóstico AN – DSM V

– Restrição da ingesta calórica em relação às necessidades, levando a peso corporal baixo quanto à idade, gênero e saúde física + medo intenso de ganhar peso ou engordar + perturbação no modo como a forma corporal é vivenciada (não percebe o baixo peso)

– Medo intenso de ganhar peso ou engordar, ou comportamento persistente que interfere no banho do peso, mesmo estando com peso significativamente baixo.

– Perturbação no modo como o próprio peso ou a forma corporal são vivenciados, influência indevida do peso ou da forma corporal na autoavaliação ou ausência persistente e reconhecimento de gravidade do baixo peso corporal atual.

O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, nutricionista e psicólogo, sendo a terapia cognitivo comportamental (TCC)l a mais indicada.

Fiquem atentos se conhecerem pessoas que possam estar com AN e busquem ajuda de um profissional, pois é uma doença de risco, levando a uma gama de consequências funcionais e até a óbito. O risco de suicido em indivíduos com AN também e elevado, com taxas de 12 por 10.000 por ano.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>