Tenho Endometriose, e agora?

Tenho Endometriose, e agora?

endometriose

É uma doença benigna (não é câncer), mas que pode trazer muitos desconfortos para a vida da mulher.

O endométrio é o tecido que recobre o útero por dentro, esse tecido é renovado a cada menstruação.

A endometriose é um processo inflamatório crônico da pelve e se caracteriza pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, ou seja, em lugares onde a mulher não deveria ter.

As causas (etiologia) são de origem controversa e está relacionada a menstruação retrograda (quando o sangue é levado para dentro da cavidade uterina).

Os principais sintomas são dor nas suas várias formas, como cólicas menstruais, dor pélvica crônica, dor na relação sexual, além de poder causar infertilidade. Por isso, é importante que a doença seja detectada o mais cedo possível.

Quando a paciente tiver dor de cólica incapacitante, nem sempre deve-se entender como algo natural na vida da mulher e considerar a possibilidade de endometriose. Para o diagnóstico correto da doença, o médico deve solicitar exames específicos.

O tratamento pode ser clínico (consiste em fazer a paciente não menstruar) ou cirúrgico (mais eficiente), quando a paciente é submetida a videolaparoscopia para retirada de todas as lesões (tecido endometrial) da pelve.

Se você sofre com um dos sintomas descritos ou já vive um quadro de endometriose, entre em contato para que possamos avaliar seu caso e buscar o tratamento adequado, de acordo com o seu momento de vida.

Texto por: Prof. Dr. Thomas Miklos – CRM 86811

Entre em contato e agende uma consulta!
Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby, São Paulo-SP
Telefones: (11) 3502.6200 – (11) 97687.2356 – (11) 97664.7239 – (11) 99891.2327