Câncer de pele

O câncer de pele tem origem quando as células da pele sofrem alterações e se multiplicam de forma desordenada e anormal.

A principal causa seria a exposição prolongada à radiação ultravioleta do sol, principalmente nas pessoas que não utilizam protetores celulares e naquelas de pele clara que ficam vermelhas ao sol. Existem também predisposições genéticas e a prevenção esta no uso correto de protetores e bloqueadores solares. Existem três principais tipos:

Carcinoma Basocelular
É o menos agressivo dos tumores malignos da pele, tendo a capacidade de destruir os tecidos locais e adjacentes (inclusive ossos), porem sem provocar metástases. Mais comum na face e menos comum em tronco e membros. O diagnóstico é através de uma biópsia da pele local. O tratamento depende da localização, tamanho e profundidade do tumor.

Carcinoma Espinocelular
É um tumor maligno capaz de produzir metástases. Ocorre geralmente após os 50 anos em indivíduos de pele mais clara. Mais comum em lábios, dorso das mãos, orelhas e até mesmo na genitália externa, podendo aparecer como feridas que não cicatrizam. O diagnóstico também é confirmado com biópsia. O tratamento envolve procedimento cirúrgico, radioterapia e/ou quimioterapia.

Melanoma
É o mais agressivo dos tumores malignos da pele podendo levar a metástase. Ocorre geralmente entre os 30 e 60 anos de idade e fatores como a exposição a raios ultravioletas do sol e predisposição genética contribuem para o aparecimento. Pode ocorrer em qualquer área da pele. Possui a classificação ABCDE (assimetria, bordas, coloração, diâmetro, expansão) para facilitar a diferenciação de nevos benignos (pintas), que é feita através da dermatoscopia. A cirurgia é o único tratamento efetivo para o melanoma maligno. A radioterapia e a quimioterapia também são indicadas.
Visite-nos: Rua Dep. João Sussumu Hirata, 180 – Panamby (Morumbi) – São Paulo


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>