Hidroterapia em Idosos

O envelhecimento pode ser entendido como um conjunto de mudanças estruturais e funcionais do organismo que se acumulam de forma progressiva, devido ao avanço da idade. Essas modificações prejudicam o desempenho das atividades, dificultando a adaptação do indivíduo ao meio ambiente, alterando a sua ordem psicológica e social.

hidroterapia-idosos

A perda de força muscular se inicia a partir dos 25 a 30 anos de idade e ocorre devido a vários fatores naturais do corpo. Além da força, há a diminuição da flexibilidade em todas as articulações. A perda desses dois elementos, em idosos, afeta o equilíbrio, a postura, o desempenho funcional, diminui a velocidade da marcha e dificulta atividades da rotina diária, consequentemente, aumenta o risco de quedas e problemas respiratórios.

A manutenção ou ganho de flexibilidade e força muscular é uma meta importante no controle da saúde de idosos. Programas de treinamento físico podem diminuir esses efeitos. O fortalecimento muscular deve ser realizado de forma harmônica e para isso, o ideal é um programa de exercícios de baixa a média intensidade, baixo impacto e de longa duração.

A hidroterapia é uma modalidade fisioterapêutica que utiliza os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos originados da imersão do corpo em piscina aquecida como instrumento da reabilitação ou prevenção de doenças.

As propriedades físicas e o aquecimento da água desempenham um papel importante na melhoria e na manutenção da amplitude normal das articulações, na redução da tensão muscular e no relaxamento.

A diminuição do impacto articular durante atividades físicas, induzida pela flutuação, causa redução da sensibilidade à dor, diminuição da compressão nas articulações doloridas, maior liberdade de movimento e diminuição do espasmo doloroso.

O efeito de flutuação auxilia o movimento das articulações rígidas em amplitudes maiores com um aumento mínimo de dor.

Os exercícios de fortalecimento com paciente submerso estão fundamentados nos princípios físicos da hidrostática, que permitem gerar resistência multidimensional constante aos movimentos. Essa resistência aumenta proporcionalmente à medida que a força é exercida contra ela, gerando uma sobrecarga mínima nas articulações.

O programa de hidroterapia em idosos é eficiente para produzir melhora na flexibilidade e na força muscular de idosos previamente sedentários. Prevenido assim quedas e outras doenças.
Visite-nos: Rua Dep. João Sussumu Hirata, 180 – Panamby (Morumbi) – São Paulo


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>