Acupuntura

A acupuntura (do latim acus – agulha e punctura – colocação 1) é um ramo da medicina tradicional chinesa e, de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar. Foi também declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) em 19 de novembro de 2010.

O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativa ou complementarmente, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), a auriculoterapia e, mais recentemente, a eletroacupuntura.

Profissionais

dra-fernandalabbate

Dra. Aline Rossetti Mirisola – CRMSP 152328

  • Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo –
    FCMSCSP – 2011
  • Especialização em Medicina Física e Reabilitação pela FCMSCSP
  • Título de Especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Associação Brasileira
    de Medicina Física e Reabilitação – Associação Médica Brasileira (AMB)
  • Título de Especialista em Acupuntura pelo Colégio Médico de Acupuntura – AMB

aline.rossetti@vivid.med.br

 

Leia Mais

    • A potência da acupuntura

      Novas pesquisas comprovam a eficiência das agulhas em um conjunto de doenças muito maior do que se imaginava. Seus benefícios se estendem do tratamento de enfermidades como depressão e obesidade a tratamentos de beleza Cilene …