A Cirurgia Plástica é um ramo da cirurgia que visa minimizar ou corrigir imperfeições, deformidades ou malformações de diferentes partes do corpo humano, reestabelecendo não apenas a sua “função” anatômica, mas aprimorando a sua “forma”, sempre unindo suas duas vertentes inseparáveis, a cirurgia Reparadora e a Estética. Cada vez mais, o conceito de beleza está aliado à saúde. Neste sentido, a Cirurgia Plástica pode recuperar a harmonia do corpo para a conquista da saúde física, contribuindo também para a saúde psicológica, emocional, e para melhorar a integração social, elevando a autoestima e o bem estar. A tendência mundial da
Cirurgia Plástica moderna é zelar pela segurança do paciente preparando-o bem, com exames pré-operatórios e avaliações clínicas, indicando correções menos invasivas e cada vez mais precocemente, proporcionando um aspecto mais natural, aliada a procedimentos complementares para preparar e melhorar a qualidade da pele, antes e depois da cirurgia.
Qualquer pessoa pode se beneficiar da plástica, quando corretamente orientada. O paciente deverá compreender seu problema, a solução proposta, os riscos e benefícios do procedimento e alinhar a expectativa ideal com as possibilidades de tratamento e resultado. A indicação cirúrgica adequada, a precisão da técnica operatória e o bom cuidado pós-operatório, diminuirão muito a chance de complicações. Importante salientar que não somos seres absolutamente simétricos, mas que buscamos harmonizar as diferenças dos dois lados do nosso corpo, e que os resultados em cirurgia não são matemáticos, pois a cicatrização é dinâmica e peculiar de cada um.