Nariz e Septo Nasal (Rinoplastia e Rinosseptoplastia)

A cirurgia de nariz é uma das mais desafiadoras da cirurgia plástica, pois cada nariz é único, e a cirurgia é artesanal.

A avaliação pré-operatória é muito importante: deve-se examinado por fora, por dentro, estudadas suas proporções e a proporção dele em relação à face, a pele que o recobre e a função respiratória.

As correções mais solicitadas são: de nariz torto, retirada da giba óssea (ossinho no dorso do nariz), diminuição de tamanho, afinamento, correção da ponta nasal, alongamento de nariz curto, correção da função respiratória (desvio de septo ou alteração de válvula interna ou externa) e nariz que sofreu trauma (acidente, mordida ou queimadura).

A cirurgia pode ser via “fechada” (incisões feitas dentro do nariz) ou via “aberta” (incisões dentro do nariz e na parte de baixo, chamada columela). Pode ser realizada sob sedação ou anestesia geral, onde podem ser corrigidas estruturas ósseas, cartilaginosas, além do uso de enxertos (do septo nasal, da cartilagem da orelha ou da costela do próprio paciente ou até substitutos sintéticos) quando necessário.

O pós-operatório é tranquilo, mas há que se adaptar ao uso de curativos sobre o dorso do nariz, estruturas de fixação como gesso ou placas moldáveis, uso de tampões nasais nas primeiras 24 horas, e às vezes moldes nas narinas por tempo maior.

É esperado um edema (inchaço) nasal que demora meses para desaparecer totalmente, e equimoses (hematomas) ao redor do nariz, mas raramente há dor importante. O nariz está no centro da face e dá identidade ao rosto, sendo que pequenas mudanças já fazem a diferença, tanto em relação à respiração como na aparência, preservando ou recuperando a função do órgão, para devolver a beleza e a harmonia à face.
Visite-nos: Rua Dep. João Sussumu Hirata, 180 – Panamby (Morumbi) – São Paulo


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>