Queimaduras elétricas, o que fazer?

Queimaduras elétricas são  acidentes causados por fios e aparelhos elétricos e acometem mais as crianças menores de 5 anos ou os adolescentes que ao empinar ou retirar pipas da rede elétrica têm contato com fios de alta tensão.

O contato com a eletricidade é bastante perigoso e provoca queimaduras na pele que podem ser bastante profundas e graves.  Alem disso, a eletricidade poderá provocar danos internos no corpo da criança ao atravessá-lo (incluindo danos ao cérebro e ao coração, provocando arritmias ou parada cardíaca). A gravidade do quadro vai depender de vários fatores como voltagem, fonte, local de entrada e saída da corrente elétrica e tempo da queimadura.

Nos casos leves, a criança poderá sentir dor e apresentar uma inflamação ou bolhas na pele ao redor da área que foi queimada. Ela também poderá sentir dores de cabeça, tontura e palpitações cardíacas e apresentar desmaio. Os casos mais graves podem levar  à parada cardíaca.

Queimaduras elétricas – o que fazer

Se for possível (no caso de tomadas por exemplo) Desligue o interruptor da chave geral imediatamente ou remova a vítima do condutor com material isolante (cabo de vassoura, pedaço de madeira, tapete de borracha).

ATENÇÃO: Nunca toque na vitima ou tente remove-la com as mãos, nem toque no fio elétrico com suas mãos tentando remove-lo. A corrente será transmitida a você e serão duas vitimas ao invés de uma.

Após remover a vitima da corrente elétrica, Verifique se ela está respirando e com o coração batendo. Se estiver em parada cardiorrespiratória inicie a ressuscitação (boca a boca e massagem cardíaca). Chame o serviço de resgate (192-Samu) o mais rápido possível.

Não passe nenhuma substancia nas queimaduras. Toda vitima de queimadura elétrica, mesmo casos aparentemente leves, deve ser encaminhada imediatamente  ao hospital .

A queimadura elétrica em crianças  e bastante grave em qualquer idade e tem alto índice de morte. Portanto O MAIS IMPORTANTE é que os pais estejam atentos a PREVENÇÃO.

Tomadas e fios desencapados representam risco de choque elétrico: as crianças colocam objetos metálicos nas tomadas e os levam à boca. Coloque tampas de proteção nas tomadas e substitua os fios desencapados.

Nunca faça “gambiarras e gatos” com a rede elétrica. É perigoso e pode custar a vida de seu filho!

Pipas: Ensine as crianças a não brincar próximo à rede elétrica de alta tensão, principalmente com pipas. As pipas presas aos fios da rede elétrica NUNCA devem ser retiradas mesmo que seja necessário apenas “um puxãozinho” para retira-la de lá.

 

Escrito pela Dra. Ana Gabriela P. dos Santos – CRMSP 91733

 
Visite-nos: Rua Dep. João Sussumu Hirata, 180 – Panamby (Morumbi) – São Paulo
Ligue-nos: (11) 3502-6200

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>