Refluxo

O refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. Esse movimento é conhecido como refluxo e irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas típicos da DRGE.

As causas para o aparecimento do REFLUXO GASTROESOFÁGICO podem ser desde alterações no esfíncter – que separa o esôfago do estômago; hérnia de hiato, provocada pelo deslocamento da transição entre o esôfago e o estômago ou fragilidade das estruturas musculares existentes na região.

Alguns dos fatores de risco para o aparecimento do REFLUXO GASTROESOFÁGICO incluem:

•Obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece;
•Refeições volumosas antes de deitar;
•Aumento da pressão intra-abdominal;
•Ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, alimentos gordurosos (gorduras) bebidas alcoólicas e gasosas.

Caso o médico considere uma boa opção, pode ser realizada uma cirurgia para resolver o problema de refluxo. Antes da decisão, deve-se considerar fatores como, por exemplo, há quanto tempo o paciente tem a doença, a intensidade dos sintomas, idade do indivíduo, sua resposta ao tratamento clínico e se possui outras doenças associadas.

Além disso, a operação pode ser realizada também via laparoscopia, na maioria dos pacientes.

Entre os benefícios dessa cirurgia estão, por exemplo, uma recuperação mais rápida do paciente, resolução total e definitiva da doença, pouca dor pós-operatória, mínima cicatriz e risco de infecção pequeno.

Portanto, procure um gastro se surgirem sintomas como azia, dor no peito, regurgitação, tosse seca, rouquidão, dor de garganta, náuseas após as refeições, aftas, pigarro e/ou sensação de “bolo na garganta”.

Muitos deles podem ser confundidos com sintomas de outras doenças, então é importante que um médico avalie o seu quadro para dar o diagnóstico preciso, visando não só a resolução das queixas, mas a prevenção ou acompanhamento de possíveis complicações como úlceras, estreitamentos do esôfago e adenocarcinoma.

Procure seu médico sem demora para início dos cuidados e possível tratamento.

Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby, São Paulo-SP
Telefone: (11) 3502.6200


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>