Preenchimentos Faciais

Consiste na injeção de uma substância (geralmente o ácido hialurônico) nas regiões da face, onde percebe-se a necessidade, como o próprio nome diz, de preenche-la. Pode também ser utilizado para aprimoramento do contorno facial, devolvendo ou até mesmo esculpindo os ângulos da face.

Indicado para atenuação de olheiras, sulcos naso genianos (bigode chinês), sulcos lábio mentoniano (linhas de marionete), rugas perilabiais (código de barras), rugas estáticas da face, rugas da mão, cicatrizes, volumização dos lábios, contorno da maçã do rosto, dos lábios, da linha da mandíbula e da linha zigomática (bochecha), rejuvenescimento facial e das mãos.

Com o passar do tempo, o rosto pode apresentar perda de volume ou formação de espaços pela ação do envelhecimento e pela redução de colágeno. Mesmo entre pacientes mais jovens, há muitos casos em que o formato da face ou as projeções ósseas deixam sulcos ou olheiras que podem causar certo descontentamento estético e, certamente, podem ser melhorados com o preenchimento. Também é uma ótima solução para melhora do contorno facial, marcando melhor as angulações do rosto e corrigindo assimetrias. Outra boa utilização para os preenchedores é a volumização dos lábios, quando o paciente deseja deixá-los mais cheios sem correr o risco de perder a naturalidade ou exagerar no volume.
Há diversos tipos de preenchedores, definitivos ou não. Porém, os mais seguros são os preenchedores absorvíveis (os não definitivos). Dentre eles, estão o Ácido Hialurônico e a Hidroxiapatita de Cálcio.

O preenchedor de Ácido Hialurônico é considerado o melhor deles e o mais utilizado. Por ser uma substância que está presente na nossa pele, fica muito natural e não apresenta risco de rejeição. As melhores marcas já contém lidocaína na sua formulação, fazendo com que, após a primeira agulhada, o anestésico do próprio produto atue na região tratada e as aplicações seguintes já não causem desconforto ou dor.

A duração média do procedimento é de 40 minutos e os resultados são visíveis já de imediato. Porém, após cerca de 15 dias, é importante o retorno do paciente para que o médico reavalie o resultado, sendo normal a necessidade de um retoque da aplicação com uma pequena quantidade do produto, garantindo a simetria final da região tratada. A durabilidade do preenchimento dependerá, claro, da experiência do médico, mas também da marca utilizada, da quantidade aplicada e da característica do próprio paciente, podendo variar de 9 a 12 meses e, em determinados casos, até mais do que 1 ano.

A Hidroxiapatita de Cálcio é um preenchedor que pode ser utilizado na face e tem também excelentes resultados quando utilizado para rejuvenescimento das mãos. Além de preencher, ele estimula a formação de colágeno. A durabilidade desse tipo de preenchimento é maior do que a do Ácido Hialurônico, assim como o seu custo. Dura cerca de 2 anos e custa, aproximadamente, 60% a mais do que seu concorrente.
Não há idade inicial para que este tipo de tratamento seja realizado. A indicação será individualizada, pois muitas vezes, os preenchedores são indicados para embelezar a face, e não apenas para devolver aquilo que foi perdido pela ação do tempo.

São poucas as contraindicações e, assim como com a Toxina Botulínica, todos esses detalhes devem ser determinados e esclarecidos pelo médico, na consulta que precede à realização. E a escolha por Dermatologista ou Cirurgião Plástico experiente, assim como de uma clínica ética e confiável, são fundamentais para a eficácia e segurança do procedimento.

Profissionais

dra-ariane

Dra. Ariane Wunderlich – CRM: 153930

  • Graduação em Medicina pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI – SC
  • Especialização em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais,
    FCMMG – Minas Gerais – MG
  • Título de Dermatologista pela Associação Médica Brasileira – AMB
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD
  • Especialização em Dermatologia Avançada na Universidade Federal de São Paulo,
    UNIFESP – SP
  • Especialista em Dermatocosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC – SP

 

dra-marianaalves

Dra. Mariana Alves Pereira – CRM: 161423

  • Graduada pela Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas
  • Pós graduação Dermatologia pela Faculdade Ipemed de Ciências Médicas
  • Pós graduação Medicina Estética pelo ISMD Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica – SBDCC
  • Línguas: Inglês

Leia Mais

    • Maquiagem e envelhecimento

      Utilizar os produtos em si, não vão te envelhecer. Mas, se você não mantiver alguns cuidados antes e após o uso da maquiagem, isso sim poderá causar o envelhecimento precoce da sua pele. Então ai …
    • Revitalização com Vitamina C

      A revitalização com vitamina C facial é um tratamento indicado para peles sem viço, ressecadas e opacas e pode ser realizado em qualquer estação do ano. O protocolo utiliza-se produtos que em sua composição o …
    • Tratamento para melasma

      O que é? Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. …
    • Juntos, vamos trabalhar pela prevenção ao Câncer da Pele!

      Neste verão, vamos conjugar prevenção ao coronavírus com cuidados para reduzir as chances de casos de câncer de pele? Esta é a proposta da campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), …
    • Quais indicações do Laser de CO2

      Indicado para manchas solares, flacidez, cicatrizes, estrias, sequelas de acne e xantelasma, o laser de CO2 é uma técnica muito utilizada na dermatologia por seus resultados satisfatórios em várias atuações. Recomenda-se que o tratamento seja …