O Ultrassom Microfocado é um procedimento que promove um efeito de “lifting facial”, o único aprovado pelo FDA (agência reguladora dos EUA, equivalente a Anvisa brasileira).
Com a ajuda da imagem do ultrassom, captadas por meio de transdutores especiais, o médico faz a aplicação dos disparos de energia na pele do paciente, precisamente nas regiões onde ela será mais efetiva. Cada disparo cria focos de retração que, ao final da sessão, podem contabilizar até 10.000 pontos de sustentação da pele, das camadas mais superficiais até as mais profundas, atingindo níveis subcutâneos que nenhum outro tratamento não invasivo é capaz de alcançar, exceto por cirurgias plásticas. A energia disparada pelo equipamento, aquece e coagula as camadas inferiores da pele, resultando em uma produção elevada de colágeno, de forma gradativa, por até 1 ano ou mais, após a realização do tratamento. O procedimento, que pode ser feito em todos os tipos de pele e durante o ano todo, tem duração média de 1 hora e não requer tempo de recuperação. Os resultados começam a ter efeito imediatamente após a sessão e atingem seu ápice em, aproximadamente, três meses a partir da sua realização.
Indicado para melhora ou retardamento da flacidez, principalmente de face e pescoço, dando firmeza e maior tenacidade em regiões que apresentam sinais de envelhecimento, como por exemplo, pálpebras caídas, bolsas, sulcos e rugas. Além disso, observa-se nítida melhora do contorno facial, reduzindo “papada” e flacidez malar. Recentemente, foram aprovados novos protocolos em algumas regiões corporais, como colo e mãos, que também sofrem com os sintomas visíveis da idade. Pode ser realizado o procedimento, corretiva ou preventivamente, na face completa ou apenas em determinadas regiões do rosto, onde a flacidez é, ou tende a ser, mais acentuada.
Atualmente, é um dos mais modernos tratamentos dermatológicos, considerado por muitos especialistas, como sendo o tratamento não invasivo mais eficiente para promover o “skin thightening” e o “lifting” facial, que significam, respectivamente, rigidez da pele e levantamento da face. Pesquisas realizadas pelo FDA comprovaram resultados satisfatórios com apenas 1 sessão, em 90% dos pacientes avaliados.
Seus resultados são impressionantes para um procedimento não cirúrgico, sendo mais modestos apenas do que os resultados de uma cirurgia plástica. O que para muitos, pode ser considerado como uma vantagem, pois são também mais naturais, visto que a melhora é promovida por uma reação natural do próprio organismo do paciente, de dentro para fora. Outra vantagem, se comparado à cirurgia plástica, é que não tem os inconvenientes de um pós-cirúrgico. Além disso, é bem mais econômico que o valor da cirurgia e das despesas hospitalares.
Por ser um tratamento muito eficaz, é comum certo desconforto (dor) durante sua realização, o que varia de acordo com a região aplicada e também de acordo com a sensibilidade de cada paciente. É aplicado anestésico local 30min antes da realização do tratamento e oferecido analgésico oral. O paciente pode retomar suas atividades no mesmo dia do tratamento, pois não costuma deixar marcas, apenas leve eritema (rubor), que facilmente é disfarçado com maquiagem.
Há poucas contraindicações para o ultrassom microfocado, porém, por se tratar de um procedimento complexo e muito potente, é fundamental que seja realizado sob supervisão de dermatologistas.
Profissionais

Dra. Ariane Wunderlich – CRM: 153930
- Graduação em Medicina pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI – SC
- Especialização em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais,
FCMMG – Minas Gerais – MG - Título de Dermatologista pela Associação Médica Brasileira – AMB
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD
- Especialização em Dermatologia Avançada na Universidade Federal de São Paulo,
UNIFESP – SP - Especialista em Dermatocosmiatria pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC – SP

Dra. Mariana Alves Pereira – CRM: 161423
- Graduada pela Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas
- Pós graduação Dermatologia pela Faculdade Ipemed de Ciências Médicas
- Pós graduação Medicina Estética pelo ISMD Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica – SBDCC
- Línguas: Inglês