Você sabe fortalecer seu sistema imunológico?

Você sabia que alguns hábitos podem aumentar sua imunidade e prevenir doenças?

bcf320-alimentos-que-aumentam-a-imunidade

Há pessoas que só se preocupam com a saúde quando contraem alguma doença. Outras acham que só medicamentos já resolvem as complicações. No entanto, é muito mais fácil adquirir alguns hábitos e deixar outros a fim de fortalecer o sistema imunológico e, dessa forma, não precisar se preocupar com remédios e tampouco doenças.

O infectologista Alexandre Naime afirma que, para aumentar a imunidade, a primeira coisa a se fazer é evitar certos hábitos danosos ao nosso sistema imunológico, como manter uma alimentação inadequada, por exemplo. “O segredo é o conjunto de bons hábitos”, completa o especialista. Você acha que está se prevenindo de doenças como deveria? Confira as dicas abaixo e garanta um sistema imunológico de aço!

Beba muita água
É importante hidratar-se constantemente, mesmo antes de sentir sede. Prefira água e suco. Ao fazer exercícios físicos, reidrate-se ainda mais, se possível com água de coco ou isotônicos, mas sem exageros.

Cigarro e Bebidas
Evitar esse tipo de hábito aumenta – e muito – nossa imunidade. “Vícios como o cigarro e bebidas alcoólicas em excesso são extremamente danosos são apenas para o nosso sistema imunológico, mas para vários outros sistemas do nosso corpo”, afirma Alexandre. No caso das bebidas alcoólicas, já existem pesquisas que comprovam que, quando ingeridas em quantidades moderadas, alguns tipos podem até fazer bem à saúde. No entanto, o excesso de bebida alcoólica é prejudicial, assim como qualquer excesso.

Autoestima
“A saúde mental está muito relacionada à imunidade”, conta Alexandre. Por isso, de acordo com o clínico, quando uma pessoa tem baixa autoestima ou está sempre preocupada e deprimida, seu sistema imunológico não trabalha da mesma forma. Além disso, esses sintomas também atrapalham nosso corpo no combate aos radicais livres, que são moléculas instáveis que podem interferir e alterar a estrutura de outras moléculas, lesando nosso organismo e contribuindo para a baixa imunidade.

Pratique Exercícios
Já está mais do que comprovado que exercícios fazem bem à saúde. A recomendação de Alexandre é a prática de uma atividade física rotineira e que dê prazer, sempre tomando cuidado com os excessos: “A atividade física intensa pode causar o efeito contrário, baixando a imunidade por cansaço muscular e até mental”, alerta o infectologista.

Estresse
De acordo com Alexandre, a lógica é a mesma da autoestima. Viver estressado e preocupado com o trabalho e outras obrigações do dia é um dos fatores decisivos para a baixa da imunidade. O ideal é praticar alguma atividade que você goste e que te faça bem. Se forem exercícios físicos então, melhor, pois são duas vantagens em uma!

Alimentação
Uma alimentação saudável é aquela que inclui todos os grupos alimentares, conta Alexandre. Os micronutrientes essenciais para o fortalecimento da imunidade são as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, zinco, ferro, selênio e cobre. Eles restauram a proteção contra infecções e aumentam a imunidade em três níveis: barreiras físicas – como pele e mucosas -, células do sistema imunológico e a produção de anticorpos.

Tenha uma boa noite de sono
A chefe da disciplina de Biologia do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e médica do Instituto do Sono, Lia Rita Azeredo Bittencourt, explica que a privação do sono diminui a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade. Isso pode levar ao aparecimento de doenças infecciosas, câncer e diminuição do efeito das vacinas e tratamentos imunizantes. A recomendação é dormir pelo menos sete horas por noite, com um ideal de oito horas em média.
Visite-nos: Rua Dep. João Sussumu Hirata, 180 – Panamby (Morumbi) – São Paulo
Ligue-nos: (11) 3502-6200


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>