ATAQUE CARDÍACO

Quando uma forte dor no peito aparece é comum que imediatamente associemos a dor com a possibilidade de um infarto. De fato, esta dor é um indicativo de que há algo errado acontecendo, mas nem sempre tem a ver com um ataque cardíaco.

ataque-cardiaco

Ela pode ser motivada por uma alta carga de ansiedade ou adrenalina, até mesmo um ataque de pânico, entre outros fatores que você pode conferir aqui nesse post sobre o assunto. O importante é estar atento aos sinais e saber identificar sobre o que se trata. Os sinais de ataque cardíaco são compreensíveis quando combinados. Ao sinal de estar sentindo dois ou três deles, procure imediatamente ajuda médica. Para que você saiba identificá-los, conheça abaixo os principais desses sinais:

Dor no Peito
Como citada no início desse texto, a dor no peito é um dos principais sinais de ataque cardíaco. A sensação é como se fosse exercida sobre o tórax uma grande pressão, como se algum objeto estivesse pressionando-o. A direção desta compressão acontece em direção ao centro ou um pouquinho para a esquerda, bem em sentido do coração. Por isso, esse é um dos sintomas mais dolorosos e alarmantes de um infarto.

Tonturas e vertigens
Outro fato importante para identificar um problema no coração é sentir tonturas e/ou vertigens. A sensação de perda de consciência momentânea ou permanente, que é o desmaio, aponta a debilidade do corpo. Em geral, elas são o resultado de um quadro prévio de arritmia ou de mudanças súbitas no funcionamento do ciclo cardíaco.

Sensação de enjoo e a perda do apetite
Uma pessoa que está em iminência de sofrer um infarto ou alguma sincope cardíaca apresenta forte sensação de enjoo, além de perder completamente a vontade de comer. Mas os vômitos acontecem não somente um pouco antes do ataque, como também pode estar presente durante. Surge, então, um inchaço na região abdominal, que faz com que problemas de digestão apareçam.

Dificuldades para respirar
Toda a caixa cardíaca está muito relacionada com as questões respiratórias no corpo. Um infarto ou outra questão no coração faz com que a pessoa indique sofrer um colapso no pulmão, resultando em falta de ar. A parada cardiorrespiratória é quando o coração não consegue mais bombear sangue e oxigênio para o corpo, fazendo com que o pulmão perca a sua capacidade de trabalhar sozinho.

Dores nos braços
Muito comum é ver pacientes de ataque cardíaco relatar que sentiram dores nos braços. Este é um sinal muito comum nos homens, quando a dor no peito irradia para os braços, cotovelos e ombros. Além disso, essas dores também podem ter reflexo no abdômen e pescoço. Isso acontece porque os sinais nervosos recebem grande tensão, gerado uma dor que pode ser contínua ou intermitente.

Fraqueza
Pelo corpo estar sob extrema pressão e por ter a possibilidade de haver algum tipo de tontura ou desmaio, a fraqueza é um dos sintomas mais característicos. Uma pessoa em ataque cardíaco muitas vezes não consegue segurar objetos leves com as mãos, como uma folha de papel.

Dores na região do estômago
As dores abdominais e a sensação de queimação estomacal são sinais muito comuns nas mulheres. Este é um sintoma intenso e muito dolorido. Também pode ser entendido como um desdobramento da dor no peito, porém ainda relacionado a problemas como acidez estomacal ou úlceras.

Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos cardiologistas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>