Infecção de Urina

Infecção de urina ou infecção urinária é uma doença infecciosa que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comum nos dois últimos. É também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU) e os sintomas normalmente incluem ardência ao urinar e incontinência urinária.

infeccao-urina

Cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. Isso porque a mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem.

Entre os principais sintomas estão: ardência ao urinar, urgência miccional, ou seja, a mulher vai várias vezes ao banheiro fazer xixi, urina avermelhada (com sangue) e dores no “pé da barriga”.

Os tipos, causas e sintomas das infecções urinárias variam de acordo com o local onde há infecção. A infecção é dividida em diferentes tipos, que são:

Cistite
A cistite é uma infecção bacteriana na bexiga ou no trato urinário inferior. Ela é, na maioria das vezes, causada por um tipo de bactéria proveniente do trato gastrointestinal, chamada Escherichia coli (mais conhecida como E. coli).

A relação sexual também pode levar à cistite, mas você não precisa ser sexualmente ativo para desenvolvê-la.

Todas as mulheres estão em risco de cistite por causa de sua anatomia – especificamente, a curta distância da uretra ao ânus e a abertura uretral à bexiga.

Uretrite
A uretrite consiste na inflamação ou infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo.

As uretrites são decorrentes de bactérias provenientes do trato gastrointestinal, mas pelo fato da uretra nas mulheres estar mais próxima da vagina, algumas infecções como herpes, gonorreia e infecção por clamídia podem levar à uretrite.

Pielonefrite
A infecção renal (pielonefrite) é um tipo de infecção do trato urinário (UTI) que geralmente começa em sua uretra ou bexiga e viaja para um ou ambos os rim.

Se não for tratada adequadamente, essa infecção renal pode prejudicar permanentemente seus rins ou a bactéria pode se espalhar para a corrente sanguínea e causar uma infecção potencialmente fatal.

Infecção nos ureteres
A infecção nos ureteres nada mais é do que a infecção dos canais que levam a urina dos rins até a bexiga.

Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção e, quando surgem, os mais comuns são:

Ardência forte ao urinar;
Forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro;
Urina escura;
Urina acompanhada de sangue;
Urina com cheiro muito forte;
Dor pélvica;
Dor no reto;
Aumento da frequência de micções;
Incontinência urinária.

O diagnóstico deve ser realizado por um médico através de exame de urina (urina tipo I e urocultura) e, se necessário, exames laboratoriais adicionais.

Se não tratada a infecção de urina pode causar complicações mais graves. Por isso procure imediatamente um médico urologista se caso notar algum dos sintomas acima.

Para agendamento de consultas entre em contato:
Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby, São Paulo-SP
Telefone: (11) 3502.6200


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>